O Motor de Partida

A função do motor de partida é a de atuar sobre o motor principal fazendo com que este inicie o movimento. Tão logo isto aconteça, o motor de partida deixa de agir e só vai voltar a trabalhar quando for dada uma nova partida. Esta atividade deve levar apenas alguns segundos.

Quando se força o motor de partida dando sucessivas «partidas» em curto espaço de tempo, a temperatura interna se eleva rapidamente e danifica o isolante fazendo com que o moto de partida entre em curto, causando a queima do induzido e da bobina.

Mas porque alguém força o motor de partida?

• Uma bateria com carga insuficiente ou inadequada;

• Falta de combustível ou falha na bomba de combustível;

• Falta de corrente elétrica que produza faísca nas velas;

• Deficiência do cabo negativo (cabo interrompido, mau contato nas extremidades);

• Uma chave de ignição defeituosa (miolo elétrico da chave);

• A cremalheira, com dentes quebrados ou com limalhas entre eles, não permite o perfeito engrenamento, ocasionando barulho e sucessivas quebras;

• Motor principal, que tenha diesel como combustível, com baixa compressão;

• A retirada do ar da bomba injetora (veículos a diesel) com auxilio do motor de partida.

As primeiras conferências com a falha da partida do motor é verificar a carga e cabos da bateria, conferir se há combustível suficiente e verificar o cabo negativo (ligado ao chassis).

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