Turbo vs compressor. A eterna batalha pela potência

Se existe forma de aumentar o rendimento de um motor é através da sua sobrealimentação e para isto, existe essencialmente duas formas: através de um compressor ou de um turbocompressor, mais conhecido com turbo.

Ambos os sistemas funcionam de forma distinta, e têm as suas vantagens e desvantagens, mas o objetivo é o mesmo: aumentar a pressão do ar que chega à câmara de combustão, comprimindo-o, permitindo obter mais rendimento, ou seja, mais cavalos e binário.

No entanto, nesta batalha pela potência, os turbo têm sido claramente os preferidos, colocando os compressores quase ao esquecimento. 

Como evoluíram:

Ambas as tecnologias evoluíram, no caso dos compressores a serem mais “amigos” das altas rotações, com soluções como embraiagens que os desacoplam a altas rotações — no entanto, o aumento de complexidade, afetando a fiabilidade, tornam esta solução rara —; e no caso dos turbos, vimos pás de turbinas mais leves, turbos de geometria variável e de menor dimensão, ou motores com dois turbos de funcionamento sequencial (um turbo mais pequeno para baixas rotações e um maior para altas rotações).

Atualmente, os turbos são claramente os preferidos pelos construtores devido, essencialmente, à sua superior eficiência, conseguindo um melhor binómio performance/economia.

Precisou de Retifica, fale conosco 51 99335 4493.

#retificamodelo #retificadoramodelo #valvulas #mecanica #cabeçotes #retifica #estanciavelha

#motor #carros #automovel #cabeçotes #dicamecanica #oficinamecanica #oficina #ficaadica #dica


Comentários (0)


Deixe um comentário